Janeiro 25 2019 0comment

AERMEC na tendência de integração entre BIM e BEM

As ferramentas de BIM (Building Information Modelling) e BEM (Building Energy Modelling) serão no futuro progressivamente integradas. A tendência actual é a utilização de ferramentas de transferência de ficheiros do tipo IFC ou gbXML. Será de esperar que os equipamentos de AVAC passem a conter progressivamente todas as características necessárias para avaliar o comportamento de um edifício a alterações dinâmicas, térmicas, luminotécnicas e energéticas.

Como resultado, na fase de projecto será possível escolher com precisão a solução que melhor se enquadra à utilização de um edifício. Além disso, após o edifício ser construído, a solução BIM-BEM será capaz de prever o seu comportamento, avaliar o funcionamento de equipamentos e instalações e ajustar-se à diversas utilizações no ciclo de vida do edifício.

Para esta finalidade, a integração de BIM-BEM passará pelas seguintes fases, das quais as três primeiras são já acessíveis.

– Transferência de geometria de uma ferramenta BIM (p.e.:Revit®) para BEM (p.e.:Energy+) ;

– Transferência de características dos materiais e equipamentos;

– Utilização de bibliotecas de equipamentos e materiais.

Programas que integrem todas estas três fases, para além de permitirem avaliar conflitos dimensionais entre instalações, permitem caracterizar os materiais e equipamentos, e realizar directamente medições. A AERMEC disponibiliza bibliotecas de todos os equipamentos relativamente a dimensões e sua caracterização nas condições nominais, permitindo assim cumprir os requisitos até esta fase de integração.

– Numa fase seguinte, a informação de BIM terá em consideração a descrição dos espaços, tipos de utilização e horários, e ainda modos de actuação dos equipamentos;

– Numa quinta fase de integração as características dos equipamentos e materiais permitirão a simulação dinâmica de todo o edifício, quer na fase de projecto, quer em tempo real.

Como parceiro de futuro de todo o mercado, a AERMEC irá acompanhar esta revolução que se está a operar no projecto e que surgirá na gestão de edifícios, garantindo acesso a módulos de todos os equipamentos com toda a caracterização necessária.

Pode encontrar os modelos BIM da AERMEC aqui.